Janeiro



Os provérbios de Salomão, são declarações breves, mas vívidas, pinçadas na vida diária e apresentam normas práticas para uma vida de sucesso.
Provérbios são declarações que faz inúmeras referências a “caminho”  e a “vereda”, indicando uma conduta e um estilo de vida, estabelecendo tanto o objetivo como o meio de alcançá-lo.
O objetivo é a vida bem sucedida, e o caminho para esse objetivo é a vereda da sabedoria.

DIA 01


Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel. Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência. (Pv 1.1-2)

VALOR DA SABEDORIA:
·         O sábio recebe riquezas e honra
·         O sábio tem fruto melhor do que ouro e prata

Provérbios são declarações breves, mais vigorosas, tiradas da vida diária e usadas como normas práticas para um vida bem-sucedida.

DIA 02

Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos,para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, ... então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. (Provérbios 2.1-2,5)

VALOR DA SABEDORIA:
·         Os  sábios são abençoados
·         Os  sábios encontram vida

coração era o centro do intelecto e da vida na filosofia hebraica. Não só o ouvido precisava inclinar-se para a sabedoria mas o coração precisava buscar entender a sabedoria com diligência. A obediência é um empreendimento para a vida inteira.

DIA 03

Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. (Provérbios 3.13-15)


VIRTUDES DA SABEDORIA:
·         Prudência
·         Entendimento

A sabedoria traz verdadeira felicidade e apreço que ultrapassam o valor de joias ou de qualquer outro bem. A Sabedoria traz consigo vida longa, reputação e felicidade.

DIA 04

Lembre-se das minhas palavras e nunca as esqueça. Faça o que eu digo e você viverá.Procure conseguir sabedoria e compreensão. Não esqueça, nem se afaste do que eu digo. Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança. (Provérbios 4.4b-6)


VIRTUDES DA SABEDORIA:
·         Excelência
·         Verdade

DIA 05

Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço.  Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e, pelas praças, os ribeiros de águas? Sejam para ti somente e não para os estranhos contigo.  Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias. Por que, filho meu, andarias cego pela estranha e abraçarias o peito de outra?  (Provérbios 5.15-20)


VIRTUDES DA SABEDORIA:
·         Justiça
·         Conhecimento
O ponto de vista de Deus quanto ao sexo no casamento – É traçado um belo paralelo entre matar a sede com água limpa e fresca e a satisfação da sede sexual do casal com a intimidade sexual e estimulante no casamento. “Alegra-te com a mulher da tua mocidade” indica que o relacionamento sexual deve proporcionar prazer aos parceiros.  A esposa é descrita como terna, atraente, amorosa, e satisfatória. O ponto de vista de Deus quanto ao relacionamento sexual no casamento é o de uma parceria amorosa.

DIA 06

Filho, você é fiador de alguém? Deu a sua palavra e ficou preso na promessa que fez?Então, meu filho, agora você está nas mãos dessa pessoa. Mas há um jeito de sair disso: vá logo e peça que ela livre você dessa obrigação. Não durma, nem descanse; saia dessa armadilha, como um passarinho ou uma gazela escapa do caçador. (Provérbios 6.1-5)

VIRTUDES DA SABEDORIA:
·         Conselho
·         Temor do Senhor

Advertência contra o servir de fiador

DIA 07

Trate a Sabedoria como sua irmã e o Entendimento, como o seu melhor amigo. Eles conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras. Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar. Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto.

(Provérbios 7.4-5,26-27)

Advertência contra o ato do adultério
Em todo o capítulo sete de Provérbios, o Espírito Santo através de Salomão aborda as consequências do envolvimento com o adultério. Pois esta prática é abandono da sabedoria e o caminho da morte.


DIA 08

Escutem! A Sabedoria está gritando: a Compreensão está chamando em voz alta.   “Eu estou falando com todos vocês e faço um pedido a todos os moradores da terra.Escutem, pois digo coisas importantes; tudo o que eu digo é certo. O que eu digo é verdade, pois odeio a mentira. Tudo o que afirmo é verdadeiro; nada do que falo é enganoso ou falso. (Provérbios 8.1,4,6-8)

A sabedoria convida todos os homens e mulheres a escolherem seu caminho de vida. A sabedoria está disponível a todos, mas é adquirida somente por aqueles que a amam e que a procuram

 

DIA 09

A Sabedoria construiu a sua casa sobre sete colunas. (Provérbios 9.1)

A sabedoria que vem do céu é:
1°   pura
2°   pacífica;
3°   bondosa e amigável;
4°   cheia de misericórdia;
5°   produz uma colheita de boas ações;
6°   não trata os outros pela sua aparência e 
7°   é livre de fingimento.
(Tiago 3.17)


DIA 10

Quanto mais você fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle a sua língua.
As palavras dos bons são como a prata pura; as ideias dos maus não têm valor. As palavras dos bons fazem bem a muita gente, mas a falta de juízo leva à morte.  (Provérbios 10.19-21)

“O silêncio é a cura de todos os males; o silêncio é bom para o sábio, quanto mais para o tolo.”


DIA 11

O orgulhoso será logo humilhado; mas com os humildes está a sabedoria. (Provérbios 11.2)

Orgulho traz desgraça para a pessoa e desonra a Deus. Esse tema é comum em provérbios. Em contraste, os sábios exibem humildade. Ser humilde é ser submisso a Deus e às autoridades que ele coloca em sua vida.
“O SENHOR já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos emhumilde obediência ao nosso Deus.” (Miquéias 6.8)


DIA 12

As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram. (Provérbios 12.25)

As boa palavras  ajudam aquele que deseja ser uma pessoa melhor, mesmo quando a vida é difícil. Deus diz para lançarmos sobre ele todas as nossas preocupações (1 Pe 5.7) e para não ficarmos ansiosos (Fp 4.6). Mas como é gratificante ouvir uma palavra de encorajamento no meio de uma tribulação! O encorajamento anima, provoca, estimula as pessoas em determinada direção


DIA 13

Quem não castiga o filho não o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto é tempo. (Provérbios 13.24)

Deus disciplina seus filhos, e os pais terrenos são instruídos a fazer o mesmo. Pais amorosos infligem desconforto temporário nos filhos para afastá-los de futuras tragédias que, inevitavelmente, acompanham uma vida sem disciplina. Deus nos disciplina para o nosso próprio bem, para que possamos partilhar de sua santidade e aprender a viver sábia e retamente. Os pais  disciplinam os filhos pelos mesmos motivos. Recusar-se a disciplinar o filho é agir como seu inimigo. O amor é o eixo que equilibra e dá consistência à disciplina. O amor deve ser sempre a maior motivação para a disciplina.


DIA 14

A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba. (Provérbios 14.1)

A mulher sábia edifica. O fato de ser chamada de “sábia” indica que essa mulher teme e reverencia ao Senhor. Ela edifica sua casa com diligência, e ali tudo prospera, porque  ela aprendeu que a sabedoria traz a felicidade e a prosperidade que almeja para a família. A mulher sábia cuida do lar, fazendo-o florescer e tornando-o um paraíso para os que nele vivem. Ela se dedica ao casamento, pois sabe que a intimidade não acontece naturalmente, mas precisa ser desenvolvida. Toda construção leva tempo, e os tijolos vão sendo assentados um a um até que um lar sólido e firme seja concluído.


DIA 15

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios derrama conhecimento. (Provérbios 15.1,7a)

A resposta branda é conciliatória e, muitas vezes, alivia uma situação tensa, porque anula a ira do outro. Respostas brandas exigem gentileza, domínio próprio, paciência, amor, paz –  fruto o Espírito.


DIA 16

Confia ao SENHOR as tuas obras e os teus desígnios serão estabelecidos. (Provérbios 16.3)

CONFIAR – engloba a ideia de que toda pessoa deve passar para as mãos de Deus os seus esforços ou rolar seus fardos sobre o Senhor. O Senhor já se encarregou deles.

DIA 17

Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando o assunto estraga a amizade. (Provérbios 17.9)

A “Fofoca” destrói a amizade. Nunca o silêncio é mais considerado como ouro do que quando alguém se recusa a comentar as fraquezas de um amigo.


DIA 18

O nome do SENHOR  é como uma Torre forte para onde as pessoas direitas vão e ficam  em segurança. (Provérbios 18.10)

O nome do Senhor é muitas vezes usado no Antigo Testamento para designar Deus. O justo ou sábio faz do Senhor o seu refúgio. O rico, erroneamente, põe sua segurança nas riquezas. A mensagem é que só Deus é refúgio seguro.


DIA 19

Um filho sem juízo pode levar o pai à desgraça. Uma esposa que vive resmungando é como água que pinga sem parar.  Um homem pode herdar dos seus pais casa e dinheiro, mas só Deus pode dar uma esposa sensata. (Provérbios 19.13-14)


Os componentes do lar trágico e infeliz são mostrados nestes provérbios: filho insensato e mulher resmungona.  Mas a esposa prudente é cautelosa, tem discernimento e discrição. É uma boa administradora do lar. Ela é uma mulher de sabedoria prática, ela é comparada entre a herança herdada dos pais e o presente de Deus. Quem tem esta esposa deve dar o mérito a Deus.

DIA 20

O SENHOR deu aos seres humanos inteligência e consciência; ninguém pode se esconder de si mesmo. (Provérbios 20.27)

Deus revela o que se encontra no mais íntimo do coração do indivíduo, da mesma forma que uma lâmpada acesa revela o que está na escuridão. Ele discerne nossos motivos e avalia nossos atos. O Espírito de Deus capacita-nos a conhecer e agradar a Deus, agindo além da consciência humana.


DIA 21

O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra. O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias (Provérbios 21.21,23)


DIA 22

O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida. (Provérbios 22.4)

Muitas vezes escutamos alguém falar: “ visitei Fulano e na sua casa não tinha nem lugar para sentar, de tão humilde que fulano é.”   No provérbio 22.4,  observamos que esta frase não tem nada a ver com a bíblia, pois quando a pessoa é humilde e teme ao Senhor, ela é rica, honrada e cheia de vida


DIA 23

Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte. (Provérbios 23.13-14)

Uma das mais veementes admoestações aos pais em provérbios é para disciplinarem os filhos para que possam ser libertos da morte física e espiritual. A disciplina capacita a criança a desfrutar de uma vida plena e feliz.

DIA 24

Filho meu, saboreia o mel, porque é saudável, e o favo, porque é doce ao paladar. Então, sabe que assim é a sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança. (Provérbios 24.13-14)

Como o mel é para o paladar, a sabedoria é para a alma. Há uma doce satisfação na liberdade que a sabedoria proporciona. Saber o que fazer e de fato praticar isso traz alegria. Os pais devem empenhar-se em ensinar sabedoria aos filhos de maneira que lhes pareça agradável. A pessoa que acha sabedoria terá sua esperança fortalecida até o fim.


DIA 25

Não coma mel demais, pois você pode vomitar.  Não vá a toda hora à casa do vizinho, pois ele pode se cansar e acabar ficando com raiva de você. (Provérbios 25.16-17)

O excesso é um problema. Existe uma enorme diferença entre apetite saudável e voracidade ou gula. “toda hora” traz embutida a noção de que a visita se torna mais valiosa quando é rara. Faça suas visitas com intervalo suficiente para que elas se tornem especiais.

DIA 26

Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda.  Como o carvão é para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas.  As palavras do maldizente são comida fina, que desce para o mais interior do ventre. (Provérbios 26.20-22)

Palavras destrutivas geram discórdia e ferem  profundamente. Um prejuízo inestimável é provocado por aqueles que deliberadamente, usam as palavras para denegrir a reputação de outras pessoas. Como o fogo se apaga quando não há combustível, a contenda acaba quando não há fofoca.


DIA 27

Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz.  Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios. (Provérbios 27.1-2)

A incerteza do futuro torna presunção predizer o que trará o amanhã. Essa afirmação não desestimula o planejamento sábio para o futuro; na verdade, ela encoraja a utilização sábia do momento presente. Portanto, é arrogância assegurar que alguém tem conhecimento do amanhã. Outra forma de orgulho é o elogio próprio. É muito mais sábio deixar que os outros lhe façam elogios.

DIA 28

O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. (Provérbios 28.9)

Quem não ouve a Deus não pode esperar que Deus o ouça. “Desvia os ouvidos” indica a decisão de desviar-se da vereda da sabedoria. As práticas de um indivíduo assim, até as suas orações são “abomináveis” ao Senhor.


DIA 29

O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina. (Provérbios 29.11)

O impulsivo não tem poder para controlar a expressão daquilo que sente. Todo sentimento é expresso; toda emoção ou aborrecimento é exteriorizado. Uma pessoa assim não tem controle sobre as suas palavras e atos.  Em contraste o sábio sabe controlar-se. O que domina a raiva aquieta a tempestade de emoções.


DIA 30

Há pessoas que amaldiçoam o próprio pai e são ingratas com a própria mãe.Há pessoas que pensam que são puras, mas a sua sujeira ainda não foi lavada.Há pessoas que são tão orgulhosas, que olham os outros com desprezo.Há pessoas que ganham a vida explorando sem dó nem piedade os pobres e os necessitados. (Provérbios 30.11-14)

Aqui estão representadas quatro grupo de pessoas que possui características em comum: desrespeito, hipocrisia, orgulho e ambição. Tenha Cuidado! Observe o momento dessas atitudes e mude esses hábitos e tereis uma vida melhor.


DIA 31

Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas!
O seu marido confia nela e nunca ficará pobre. Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal. (Provérbios 31.10-12)

A mulher virtuosa é digna de confiança e jamais deve fazer algo que desonre o nome do marido. “Ela só lhe faz o bem e nunca o mal” indica o seu compromisso eterno com o marido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário